Refletir sobre o trabalho do dia a dia, pensar nas contínuas escolhas, critérios e conceitos que orientam nossas decisões e práticas, selecionar, avaliar, escolher, são algumas das principais e mais difíceis demandas que o trabalho de mediação de leitura exige. Avançar numa reflexão que de conta de parte destes desafios implica em pensar criticamente práticas e teorias. Isto é, um repensar crítico constante, na contramão do que o mundo contemporâneo impõe. Este cuidado na busca e reflexão de critérios que nos ajudem a aprofundar conceitos, referências e teorias é um dos principais objetivos deste curso que Emília propõe em 2017.

A ideia é desenvolver um curso dividido em módulos que podem ser feitos independentemente, mas que, ao final, compõem um itinerário complementar e acumulativo.

***

Módulo 1 : Construindo pontes e conexões, o papel dos mediadores: urgência de uma reflexão

Qual a importância de desenvolvermos um olhar sensível e estético nos momentos de selecionarmos títulos para mediação? Que critérios utilizar diante da grande oferta de publicação presente no mercado atual? Que papeis o mediador pode assumir quando o assunto é a progressão leitora das crianças? Essas e outras questões farão parte do primeiro modulo, juntamente com analises de livros e sugestões de mediação que possibilitam um olhar mais aprofundado para a prática pedagógica. Dias 04, 11 e 18 de maio 2017.

04 de maio
Que leitor queremos formar?
por Dolores Prades

11 de maio
Seleção e progressão da leitura literária na escola: na EI de 3 a 5 anos
por Sandra Medrano

18 de maio
Seleção e progressão da leitura literária na escola: no EF1 de 1º ao 5º ano
por Bárbara Passos

Horário: das 19h as 22h
Acervo África – Rua Jaciporã, 88 – Sumarezinho
(próximo ao metrô Vila Madalena)

Vagas limitadas!

Inscrições abertas a partir de 03/04/2017
Faça sua inscrição acessando o formulário.

Valores e preços especiais:
R$ 350,00 – inscrição até dia 23/04
R$ 400,00 – inscrições de 24/04 a  03/05
R$ 300,00 – preço especial para professores do ensino público

Contato: educativo@revistaemilia.com.br

***

Quem somos?

Dolores Prades, publisher da Emília e consultora editorial, é doutora em história econômica pela USP e especialista em literatura infantil e juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona. Diretora do Instituto Emília e do Laboratório Emília de Formação. Curadora e coordenadora dos seminários Conversas ao Pé da Página (2011/2015). Coordena no Brasil da Cátedra Latinoameriacana y Caribeña de Lectura y Escritura. Professora convidada do Master da Universidad Autonoma de Barcelona. Curadora da FLUPP Parque (2014 /2105). Membro do júri do Prêmio Hans Christian Andersen 2016 e do Bologna Children Award 2016.

Sandra Murakami Medrano, pedagoga e mestre em didática da língua portuguesa. Coordenadora pedagógica de projetos de formação de professores pela Comunidade Educativa CEDAC e no Laboratório de Educação. Participou no MEC do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, formadora do programa Parâmetros em Ação e coordenadora e coautora a Proposta Curricular de EJA.

Bárbara Franceli Passos, pedagoga, professora do Ensino Fundamental 1. Membro da equipe de leitura dos Destaques da Revista Emília e da equipe editorial da Revista Emília.